31 de julho de 2013

É tudo dispensável, mas dá muito jeito

Uma das minhas amigas que vai ter bebé também este ano colocou no seu blogue uma lista sobre as coisas essenciais a ter para o bebé. Parece muita coisa, e é, mas eu diria que, tirando uma ou outra coisa que acho dispensável, são coisas que acabarão por dar jeito nem que seja mais tarde.
Eu tive a sorte de ter muita coisa emprestada e até mesmo dada, como a mobília do quarto, roupinhas, o kit de higiene, o ovinho e o carrinho, a espreguiçadeira, entre outros de que já não me lembro. O que tive de comprar, comprei na Kid to Kid, uma cadeia de loja de roupas e artigos de bebé e criança em segunda mão que é sempre a minha primeira seleção. "Porque eles crescem" e porque me faz impressão dar muito dinheiro por algo que só vai ser usado durante 6 meses. Isto sem falar na necessidade premente de não gastarmos os recursos ambientais com artigos novos e procurar reutilizar tudo. Mas não quero dar uma de ambientalista fervorosa. Portanto, adiante.

Houve, no entanto, uma ou outra coisa que comprei a posteriori e que deu um jeitaço e que, portanto, recomendo vivamente a todas as mamãs.

Uma foi um pano de amamentação que comprei na Amazon, do estilo deste mas não tão vistoso:

Foi uma excelente compra e tenciono costurar outro, seguindo o molde do primeiro, para quando o primeiro for a lavar. Eu sou uma "adepta da amamentação exclusiva até aos seis meses mas assim que começa a ter dentes deixa-te mas é disso" (mais sobre isto daqui a uns tempos), mas não gosto de forçar ninguém a ter de suportar a visão de uma mama disforme de fora só porque tenho de alimentar a cria. Há quem não se importe, mas eu importo-me. E, a não ser que estejamos mesmo muito à vontade com o nosso corpo, ao princípio não estamos muito à vontade para amamentar em público (lembro-me de como expulsei toda a gente do quarto de hospital porque tinha de amamentar...). E quando começamos a ganhar confiança e a criar o hábito de amamentar em qualquer lado, em qualquer altura, seguindo literalmente o chamamento da cria, há sempre um ou outro amigo que não se sente confortável ou uma ou outra pessoa no restaurante que nos olha de lado ou ainda aquele velho jarreta da mesa ao lado que estica o pescoço a ver se vê o mamilo e, bom, não tendo de me sujeitar a certas coisas, ponho o pano por cima de mim e, voilá, bebé fica escondido e mamã fica resguardada. Não há melhor e tenciono usá-lo de novo todas as vezes que forem precisas. O único senão: no Verão é capaz de ficar um bocadinho abafado lá dentro, mas como eu tenho bebés de Inverno...

Outra das coisas que não comprei, mas que vou comprar desta vez, porque senti imensa falta, é uma capa porta-bebés:

Uma capa de protecção para o ovinho, cadeirinha ou espreguiçadeira que ainda só vi, barata, à venda na Zara Home. Um bebé bolça e faz chichi e cocó por fora e vomita e regurgita e baba-se e, bom, ao princípio é uma grande porcaria. Ora, retirar a protecção toda do ovinho e pôr-la a lavar no Inverno é chato e complicado. Quando vi isto pela primeira vez na bebé de uma amiga achei uma ideia daquelas "no meu tempo não havia nada disto"! Vou comprar e costurar outra para ter de reserva.

Uma terceira coisa que substitui a foleira fralda de pano que prendemos com molas da roupa, mas que mesmo assim está sempre a voar com o vento é uma coisa deste tipo, uma espécie de resguardo para o ovo


que protege do sol e do frio (para a chuva há coisas específicas), e da qual também tenciono tirar o molde para costurar.

E isto, entretanto, já me parece a lista de prendas DIY que fiz no Natal e já estou a começar a entrar em stress porque já só tenho 3 meses e ainda não consegui deixar de fazer vestidinhos para a primeira! Fora a colcha, que ainda não teve avanços... Mas, bom tenho toda a licença de maternidade para isso. Não dizem que ficamos de férias? Pois. Hahahaha.

4 comentários:

  1. Aceitas encomendas para o pano de amamentação e para o resguardo para o ovo? heheheh Ou umas sessões de corte e costura conjuntas? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha :) E que tal se eu fizer primeiro uns para mim à laia de experiência e, se correr bem, combinamos aí umas sessões? :) Ou então pode bem ser a minha prendinha para o Francisco (prenda para a mãe também conta como prenda para o bebé eheh)!

      Eliminar
    2. Não duvides das tuas capacidades para a costura, mulher! Vais fazer aí uns modelitos de meter inveja a qualquer uma :)
      Entretanto encontrei mais uns sítios onde se compram as forras para o ovo. Só não tem é preços:
      https://www.facebook.com/photo.php?fbid=571232072916991&set=a.542546582452207.1073741826.183193581720844&type=3&permPage=1

      Eliminar
    3. Pois, tirando a da Zara, as que eu encontrei são todas caríssimas, tipo isto: http://www.dot-baby.com/Capa-de-ovinho-com-tampa
      E com folhos a mais para o meu gosto...

      Eliminar