20 de agosto de 2013

TUTORIAL* - Transformar roupa com naperons de renda

*sempre quis usar esta palavra no título de um post!

Confesso: estou apaixonada por crochet. Depois daquele workshop com a Rita Cordeiro, a máquina de costura deu lugar à agulha e, esquecendo o pormenor que ainda não produzi nada que se visse, fazer crochet é muito mais prático do que costurar. Dá para levar para qualquer lado, não ocupa muito espaço, é igualmente relaxante (ou exasperante, conforme o caso) e, se ao princípio é igualmente moroso, confio que com a prática vou conseguir não me rir quando vejo aqueles tutoriais que prometem "faça este cachecol numa hora" a sete dólares o PDF.

Continuo, no entanto, a não achar piadinha nenhuma à renda. Odeio de morte aquelas fraldas "com pontilhado" que a minha mãe teima em fazer para as netas, mas já não lhe digo nada porque percebi que não vale a pena. E não achava piada a naperons até descobrir uma das maravilhas do upcycle de roupa: transformar t-shirts sem graça com aqueles naperons redondos que herdámos da avó e que não sabemos o que lhes fazer!

Está tudo aqui e aqui, mas eu posso dar uma ajudinha em português. Ah, sempre quis fazer isto!

Então, cá vai.

TUTORIAL - Como transformar t-shirts sem graça usando os naperons de renda da avó

Escolhe a t-shirt ou o top e tira de uma vez por todas o naperon de cima do televisor!



Coloca o naperon por cima da t-shirt, no local onde o queres coser, e fixa com alfinetes ou cola de tecido (eu prefiro os amigos alfinetes). Tem atenção ao sítio onde vai aparecer o soutien!


Depois cose à máquina, em toda a volta.


Depois de cosido, vira a peça do avesso e corta o tecido por baixo da renda, seguindo o tracejado da costura, mas com muito cuidado para não cortar a renda.





E voilá! Não é giro?



À venda aqui

Dependendo do gosto, pode ficar mais ou menos piroso! 
Eu cá acho que vou experimentar. Uma grávida pode tudo.

6 comentários:

  1. Há outra maneira gira de usar a renda :) lembraste daqueles vestidinhos de verão que nós tínhamos com renda no peito e tecido para baixo? Que até atavam nos ombros.

    Tentei encontrar na net e nao consegui.

    Podes fazer para a Inês, acho esses vestidinhos tão giros :)

    ResponderEliminar
  2. E eu que quando deixei a casa dos meus pais e vim para a minha, deixei também lá com a minha mãe a tonelada de naperons que me tinham dado com amor e carinho para o enxoval! Se soubesse o que sei hoje, se calhar tinha trazido alguns comigo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já não estão disponíveis? A minha mãe ainda guardou uns quantos na esperança de que eu ganhasse tino... :)

      Eliminar
  3. This is owner of last photo with tanks: http://www.etsy.com/shop/katrinshine?ref=si_shop

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you, I´ve corrected the photo information. I took it from another website, which I mention, wasn´t aware of the photo origin. Love your stuff :)

      Eliminar