10 de setembro de 2013

Tutorial - Modificar o decote de uma t-shirt

O segundo tutorial deste blogue (uau!!) prende-se novamente com a transformação de roupa.
No  início do Verão, comprei uma série de t-shirts lisas e baratas à Inês com o intuito de as decorar com apliques e construir, assim, um roupeiro mais personalizado. No entanto, apesar de lhe servirem no resto do corpo, o decote das t-shirts é tão apertado que é praticamente impossível vesti-las ou despi-las sem lhe arrancar as orelhas. As t-shirts acabaram por ir ficando no fundo da gaveta até que, com demasiado tempo nas mãos e uma crise de sinusite que me impede de me esticar no sofá sem sentir que o meu nariz alberga todo o rio Ganges e respectivas vacas mortas, voltei a pensar no que poderia fazer para salvar as t-shirts e dar-lhes, pelo menos, mais uma utilização.
A minha ideia era transformar uma simples t-shirt lisa de decote redondo numa t-shirt mais feminina com decote em V e um toque personalizado. Algo assim:


Peguei numa das mais baratuchas e fiz-me à Internet à procura de dicas, certa de que haveria uma forte probabilidade de estragar a t-shirt se me pusesse a cortá-la sem qualquer orientação.
Descobri este vídeo sobre como cortar um decote redondo e transformá-lo num decote em V, cuja visualização recomendo fortemente para mãos de chumbo como eu.


O primeiro passo será, então, dobrar a t-shirt ao meio, marcar a zona a cortar com uma régua e cortar no sentido que é indicado no vídeo para que os lados fiquem simétricos.

O segundo passo será chulear o decote para evitar que desfie e/ou, dependendo do tipo de tecido, dobrar dois milímetros para dentro e pespontar. Ficará qualquer coisa como isto:

Depois de chuleado.

Marcar com alfinetes para pespontar.

Já com pesponto, o decote atrás fica mais largo e arredondado 
pronto para servir a qualquer cabeçuda!

De seguida, (terceiro passo) podemos passar à ornamentação do decote para conferir um ar mais distinto e personalizado à t-shirt. É sempre possível deixar ficar o pesponto, mas se não forem certinhas (como eu...), convém disfarçar o ponto com, por exemplo, uma fita de renda ou uma fita de viés. Como ainda tinha um metro de fita de renda em casa, optei por esta variante e acho que o resultado ficou bem interessante.

Para não fugir, convém fixar a renda com alfinetes.

Coser bem junto à margem do decote.


Como a parte inferior da renda, especialmente no V do decote, se levanta um bocadinho, recomendo coser também em toda a volta da extremidade inferior.

Ter especial atenção na zona do decote para não ficar franzido.

E o aspecto final nem deixa perceber que se trata, afinal, de uma t-shirt sensaborona de 2,99 €!

Gostei bastante do resultado e, apesar de o Verão estar a acabar, vou fazer o mesmo às outras t-shirts do género que têm um decote demasiado apertado. Pode não conseguir vesti-las todas ainda este mês, mas há sempre a hipótese de voltarem a ter utilidade daqui a dois anos, com a mais nova. 




2 comentários:

  1. Muito giro. Eu odeio trabalhos manuais, e se calhar por isso admiro ainda mais quem é capaz de fazer coisas assim. A minha miúda também teve uma fase em que todas as t-shirts que lhe comprava apertavam ao passar na cabeça. Na altura ainda pensei que uma solução seria meter botões, na zona costura do ombro, por exemplo, ou talvez abrindo pela frente, género pólo, e fechando com atilhos ou fecho éclair. Esta não me tinha passado pela cabeça. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas para quem odeia trabalhos manuais, até tiveste ideias bem jeitosas. Meter botões no ombro, por exemplo, aí está uma boa solução em que não tinha pensado :)

      Eliminar