2 de abril de 2015

Mudanças no estaminé: nova casa e página no Facebook


Já ando a pensar nisto há algum tempo. 536 posts depois, decidi-me.

O Blogger é muito intuitivo e tem uma App para smartphone super fácil de usar, mas os templates que tem à disposição são fraquinhos e ando farta de ver sempre a mesma coisa.
Pensei em personalizar a identidade gráfica do blogue e contactei uma empresa de webdesign que faz esse serviço para blogues. Tinha a ideia de um preço e deram-me outro, acima daquilo que estou disposta a pagar por um blogue que não rende um tostão e com meia dúzia de leitores. Assim, pus essa ideia de lado para quando ganhar o Euromilhões.
Andei a pesquisar e descobri que no Etsy há uns templates giros para o blogger a preços bastante acessíveis. Estive quase para comprar um, mas depois achei que não valeria mesmo a pena gastar um cêntimo que seja com isto. É um hobby, um divertimento, algo que faço quando tenho tempo e não por obrigação. Se começar a sair-me do bolso sem qualquer retorno financeiro, deixará de ter piada e passará a ser um fardo.
Então, fui ao Wordpress. Mas também não me pareceu bem ter de pagar 99 dólares por ano para ter direito a uma série de funcionalidades. Podia optar pela versão gratuita, claro, mas não acho o Wordpress a plataforma mais intuitiva do mundo... E foi assim que fui dar à Sapo. Escolhi um template que correspondia mais ou menos àquilo que pretendia e procedi à importação deste blog para lá. Foi incrivelmente fácil. Só ainda não consegui descortinar como se tiram os anúncios da Sapo que aparecem na barra lateral, mas ainda hei-de descobrir.

Portanto, o nome mantém-se, o estilo mantém-se, a única alteração é o alojamento que passa a ser na Sapo. Da vossa parte, só preciso que alterem o endereço nos vossos favoritos, no Feedly, no Bloglovin... Mas publicarei nos dois sítios durante algum tempo até se irem habituando.

Há mais outra mudança. Tenho constatado que sempre que não partilho um post na minha página pessoal do Facebook, as pessoas esquecem-se de cá vir. Não que tenha sede de leitores, mas a verdade é que sabe bem ser lida, sabe bem ter feedback, sinto-me acompanhada. Não concordam? Às vezes parece que escrevo para o boneco, mas sei, pelas estatísticas do blogger, que vocês estão aí. Então, para não perderem pitada e para aumentar um pouco a interacção entre nós, estou a preparar uma página no Facebook, à qual já podem ir fazendo Gosto.

E é assim que uma pessoa se consegue entusiasmar mais com o blog. É da Primavera!

4 comentários:

  1. Podes,por favor, publicar o novo endereço? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão: http://bolasdeberlim.blogs.sapo.pt/

      Eliminar
  2. eu vou continuar a seguir apenas no feedly. leio os posts todos, quando tenho tempo, e não tenho tempo todos os dias, pelo que seguir seja o que for pelo facebook para mim não faz sentido. e ainda para mais com aquela ordem do feeder to facebook que, que na versão top post, quer na most recent, não entendo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a mim isso também me irrita. Mas há outras pessoas que não usam o Feedly e só usam o Facebook e quero tentar chegar a todos. Podes já alterar o endereço no Feedly, que já estou a publicar "do outro lado". E obrigada por leres tudo, mesmo que não tenhas sempre tempo ;)

      Eliminar